1 de junho de 2008

"O suicídio é a terceira causa de morte (em alguns países é a segunda) de adolescentes, depois de homicídios e acidentes.

Semana passada recebi a notícia da morte por suicídio do João. Um amigo que cantou junto com sua namorada, na época, no meu casamento. Não consigo parar de pensar nele e no ocorrido. Fazia tempo que a gente não se via. Bate uma tristeza enorme ...

Achei algo sobre suicídio que publico aqui:

"O suicídio é a terceira causa de morte (em alguns países é a segunda) de adolescentes, depois de homicídios e acidentes. É portanto um tema que vem preocupando especialistas da área da saúde em todo o mundo. Idéias suicidas, ameaças, gestos e tentativas de suicídio são situações comuns entre jovens e devem ser muito valorizadas pela família e pelos profissionais que os atenderem. As tentativas de suicídio ocorrem predominantemente entre meninas, principalmente por ingestão de medicamentos ou substâncias tóxicas. O suicídio completo é mais praticado por rapazes, por enforcamento, armas de fogo e precipitação de locais elevados."

SaIbA + clicando aqui

Livro

Importante e atual para estudo do tema é o livro de Arthur Dapieve, Morreu na contramão - O suicídio como notícia (Zahar), que analisa o porquê dos jornais não publicarem as mortes por suicídio.


Filme

Documentário - "A ponte" (The bridge / 2006) de Eric Steel. É um documentário fantástico sobre os suicídios na Golden Gate Bridge, em São Francisco, um local escolhido por muitos para cometer suicídio pulando de 130m de altura. A câmera acompanhou alguns dos que se atiraram da ponte e focalizou entrevistas com parentes e amigos. É triste e profundo. Em 2004, 24 pessoas se suicidaram saltando da ponte. conta com relatos de familiares e amigos sobre a saúde mental das pessoas que cometeram suicídio.



LINK PARA ASSISTIR AO dOcUmEnTáRiO

"The Bridge" - "A Ponte"

Leia o Artigo - Grito de socorro

"Leia o artigo de André Trigueiro - A prevenção do suicídio".



Referências bibliográficas:

Para os que se interessarem pelo tema, relaciono abaixo, algumas referências bibliográficas:

BARRETO, Vicente. Camus, vida e obra. José Alvaro Editora S.A.

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo - ensaiosobre o absurdo. Lisboa: Livros do Brasil.

CASSORLA, R. Acta psiquiátrica e psicológica da América Latina, 25-288, 1979.

CASSORLA, R. Acta psiquiátrica e psicológica da América Latina, 26-42, 1980.

COHEN, M., BRIGHT G., DUDENHOELFFER, F., GUTHRIE Jr. Teenage suicide. Pediatrics, n 66, p. 144, 1980.

DURKHEIM, Émile. O suicídio. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

IRWIN, C.E., SAFER, M.A. Suicide in children and adolescents. 17ª ed., Pediatrics, chap. 15.773, 1982.

MONTEIRO Fº, L., OLIVEIRA, A.B.S., MURAD, A. Tentativas de suicídio em adolescentes. Tentativas de suicídio em adolescentes. Jornal de Pediatria, v. 58, n, 1/2, 1985.

PRUGH, G. Dane. The psychisocial aspects of pediatrics. Philadelphia: Lea e Febiger, 1983.

Fonte: Observatoriodainfancia.com.br

+ FiLaNtRoPia......+ CuRiOsIdAdEs......BsFiLmEs......PrInCiPaL/hOmE

Nenhum comentário: