12 de setembro de 2009

Controvérsia: Irmãos Wright e Santos Dumont

A controvérsia sobre o primeiro vôo é grande. Geralmente, um dos dois seguintes aviadores é creditado: Alberto Santos Dumont ou os Irmãos Wright (mais exatamente, Orville Wright). Foi o vôo do 14-Bis, em Paris, o primeiro de um avião na história da aviação registrado publicado e sem artifícios externos.Tais especialistas alegam o uso de trilhos e catapultas nas operações de decolagem das aeronaves dos Irmãos Wright, o testemunho do vôo do 14-Bis em Paris por aviadores e autoridades de aviação.

Enquanto isto, os Irmãos Wright não realizariam muitos vôos públicos, buscando realizar seus vôos sozinhos ou com a presença de poucas testemunhas - embora tenham tentado realizar demonstrações para forças armadas dos Estados Unidos, da França, do Reino Unido e da Alemanha, sem sucesso - buscando evitar o "roubo de informações" por parte de outros aviadores, e em busca de aperfeiçoar a aeronave o suficiente para obter a patente de seu avião (ironicamente, Santos Dumont colocava todas as suas invenções no domínio público). Alguns especialistas em aviação - acreditam que os Irmãos Wright foram os primeiros a voar em um avião mais pesado do que o ar. Apesar da falta de testemunho de aviadores e de organizações de aviação, mesmo estes especialistas também apontam para o fato de que - através na forma de notícias publicadas em jornais do Ohio, o testemunho de habitantes da região onde estes vôos foram realizados e fotos - de que estes vôos foram de fato cumpridos, mas as aeronaves não decolavam por sí só, precisando de artefatos que as "catapultassem", fazendo do vôo de Santos Dumont o mais importante na história da aviação, apesar de ter ocorrido alguns anos depois dos primeiros vôos dos Irmãos Wright.


De fato, os Irmãos Wright são creditados, nos Estados Unidos, como os primeiros a voarem em um avião. Os primeiros vôos públicos dos Irmãos Wright, realizados com a presença de um grande número de testemunhas, foram realizados em 1908 na França, em Le Mans.

Santos Dumont é pouco conheçido em maior parte do mundo. Em Brasil ele é chamado de Pai da Aviação. Santos Dumont virou herói nacional brasileiro. Porém, muitos criticam este título, mesmo que suportem ou os vôos dos Irmãos Wright, ou os vôos de Santos Dumont, como os primeiros vôos de um avião. Tais críticos alegam que outros aviadores fizeram suas contribuições à aviação muito tempo antes de Santos Dumont e dos Irmãos Wright e que este título não se emprega corretamente a nenhum aviador em particular, incluindo os Irmãos Wright ou Santos Dumont.

14-bis

No Brasil e na França, Alberto Santos-Dumont é considerado como o inventor do avião. Em 23 de Outubro de 1906, em Paris, Santos-Dumont voou com o 14-Bis, com propulsão própria, 50 metros de distância, a 2 metros de altura do chão, durante 7 segundos, junto de uma comissão fiscalizadora do Aeroclube da França, que havia prometido um prêmio em dinheiro para o primeiro homem que realizasse um vôo.

Imagens inéditas de Santos Dumont e seu 14 Bis

Avião irmãos Wright

Em quase todos os outros países, os irmãos Wright são considerados os pioneiros da aviação por terem voado em 17 de Dezembro de 1903, três anos antes de Santos-Dumont. Mas esse vôo foi feito sem uma comissão científica ou testemunhas e o aparelho dos Wright, diferente do 14-bis, não usou propulsão própria. Ele foi catapultado contra o vento e somente depois conseguiu se sustentar no ar.

Irmãos Wright no voo onde se observa a catapulta


Fonte: Wikipédia


+ Curiosidades
bsfilmes
Principal

Nenhum comentário: