12 de setembro de 2009

Maior Mamífero Fluvial (O peixe-boi)

Ampliar

O peixe-boi pertence à ordem sirênia e é o único mamífero aquático herbívoro. Ele vive na água, mas precisa vir à superfície em intervalos de dois a cinco minutos para respirar. A espécie marinha (Trichechus manatus) pode medir quatro metros e pesar até 800Kg. O peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis) é menor: atinge 2,5 metros e pesa até 300Kg. Além disso, ele é mais escuro e tem o couro liso.

Uma outra diferença em relação a seu parente marinho é que o exemplar da Amazônia não tem unhas nas nadadeiras peitorais. É também o único dos sirênios exclusivo de água doce. O peixe-boi da Amazônia é uma espécie endêmica, ocorrendo apenas nos sistemas do rio Amazonas, no Brasil e rio Orinoco, no Peru.

O peixe-boi é um animal de vida longa. Estudos revelam que o peixe-boi vive até 50 anos, podendo, em alguns casos, chegar a 60 anos. Ao longo do tempo, o homem tem sido, em grande parte, o responsável pelo encurtamento da vida desse animal. A caça indiscriminada fez do peixe-boi o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil. Além da caça deliberada, outros fatores de extinção é a morte acidental em redes de pesca, o encalhe de filhotes órfãos e a degradação ambiental.

No Brasil, o peixe-boi é protegido pela Lei de Proteção à Fauna número 5197,desde 1967. A caça e a comercialização de produtos derivados do peixe-boi é crime e pode levar o infrator a até 2 anos de prisão.

LINK PARA VÍDEO ANIMAL

Peixe-boi em tanque no INPA-Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

+ Recordes
bsfilmes
Principal

Nenhum comentário: