12 de setembro de 2009

Maior Veado da América do Sul

AMPLIAR

Da família dos Chordatas, o cervo-do-Pantanal entrou para o RankBrasil, O Livro dos Recordes Brasileiro, como o "Maior Veado da América do Sul". Ele vive nas regiões pantanosas e ao longo das bordas das florestas do Brasil.

Com altura variante de 1,1 a 1,2 m até o dorso, e seu comprimento entre 1,8 e 1,9 m, cauda de 10 a 15cm e pesa entre 100 e 150 kg. Sua pelagem é comprida e áspera, de cores castanho brilhante no verão e marrom-avermelhada no inverno. Tem uma galhada bifurcada, com cinco pontas em cada haste. Os machos, ao contrário da maioria dos outros antílopes, não lutam pela posse das fêmeas, essas, criam um filhote por ano e sua gestação é de nove meses.

É um animal muito arisco e esconde-se durante o dia, é herbívoro, à noite vai para as clareiras alimentar-se de capim, juncos e plantas aquáticas.

O cervo vive próximo da água e desloca-se bem sobre terrenos pantanosos devido à estrutura de seus cascos, que podem ficar completamente abertos, quando isso acontece, as duas metades em que eles se dividem se mantêm unidas por uma membrana. Os cascos, quando abertos, evitam que o animal afunde no lodo.

O cervo-do-Pantanal está em ameaça de extinção, pois além da destruição do habitat, é caçado, para a retirada do seu couro e da galhada. Os índios da América do Sul, preparam vários tipos de remédio com a galhada do animal, uma "poção do amor" e misturas para facilitar o parto, contribuindo com a ameaça que sofre o animal.

LINKS PARA VÍDEO ANIMAL

Cervo do Pantanal

Lindo o Cervo do Pantanal que chegou numa enchente e se perdeu de sua mãe.
Dando leite pro Cervo do Pantanal

+ Recordes
bsfilmes
Principal

Nenhum comentário: