20 de setembro de 2009

Os Animais Mais Feios, Esquisitos e Estranhos que Existem!

AmPlIaR fOtO

Almiqui: “Solenedon cubanus”. Nativo de Cuba, quase não há mais vestígios de sua existência desde 1999. Sua quase extinção deve-se a derrubada da floresta para o cultivo de cana-de-açúcar. Sem seu habitat natural, virou presa fácil. O almiqui é um animal noctívago, ou seja, dorme durante o dia e sé sai da toca a noite. Possui um nariz rosado, comprido e muito aguçado. A boca tem dentes potiagudos e protuberantes. O alimento preferido desse estranho animal são as larvas e insetos. Seu corpo está preparado para todo tipo de animal suculento. desde uma lagarta até baratas.



AmPlIaR fOtO

Ai ai: Daubentonia madagascariensis, natural da ilha de Madagascar, está ameaçado de extinção por que a população da ilha o considera um mau agouro e mata todso os que encontra. Esse espécie de milhões de anos está prestes e desaparecer da Terra. esse animal exótico tem ainda algumas peculiaridades: um de seus dedos é bem mais comprido que os outros e é usado para caçar larvas em buracos de árvores. Só tem um filhote por cria, o que dificulta a procriação. O Ai ai é noturno e muito solitário. Dorme em ninhos feitos em árvores altas.



AmPlIaR fOtO

Diabo da Tasmânia: esse mamífero
ficou famoso com o personagem
infantil Taz. Sarcophilus laniarius
é um marsupial que habita toda a região da ilha da Tasmânia, principalmente as florestas. Esse animal estranho é o maior carnívoro marsupial atualmente. As fémeas normalmente são maiores do que os machos. As crias, geralmente, são de 2 ou 3 filhotes e anuais. São animais diurnos e andam sozinhos, que encontram outros diabos ao redor das carcaças. E, nessa hora, são muito agressivos e lutam arduamente, ficando com cicatrizes profundas frequentemente.



AmPlIaR fOtO

Equidna: o Tachyglossidae é da ordem doa monotremata (junto com, os ornitorrincos) e é encontrado na Austrália e na Nova Guiné. Também tem hábitos noturnos e anda sozinho, fazendo contato com a espécie somente para reprodução. São nômades e tem um sentido visual apuradíssimo. Assim como o tatu, quando ameaçados esse estranho animal enrola-se sobre si, protegendo a barriga com os espinhos. Também são hábeis escavadores, conseguindo se enterrar em pouco tempo. Os filhotes nascem de ovos, após 20 dias da fecundação.




AmPlIaR fOtO

O esquilo da Indonésia é uma espécie para lá de curiosa. Além de não ter pêlo no corpo, possui orelhas grandes e um focinho compriiido. Está mais para rato que para esquilo! O esquilo é um animal peludo e fofinho. Algumas espécies vivem em árvores e outras debaixo da terra, em túneis. No Brasil, ele também é conhecido como serelepe ou caxinguelê. Uma curiosidade: milhões de árvores são plantadas sem querer por eles, já que enterram nozes e não se lembram onde as esconderam.



AmPlIaR fOtO

O gavial (Gavialis gangeticus) é a única espécie da família Gavialidae, ordem Crocodylia, que habita os
rios da Índia, Paquistão, Myanmar e do Bangladesh. Durante o Mioceno (há aproximadamente 18 milhões
de anos) ocorriam também na América do Sul,
incluindo 5 gêneros distintos do atual. Ocorreram também na América do Norte durante o Cretáceo Superior (70-65 Ma). São os maiores animais da
ordem a que pertencem, podendo chegar aos 6-7
metros de comprimento. O gavial distingue-se dos crocodilos pelas mandíbulas longas e afiladas, pela presença de um longo processo posterior do osso quadradojugal e pela presença de uma protuberância (garra) na extremidade do focinho.
ASSISTIR
Link para vídeo com o animal.



AmPlIaR fOtO

O Ornitorrinco (nome científico: Ornithorhynchus anatinus, do grego: ornitho, ave + rhynchus, bico; e do latim: anati, pato + inus, semelhante a: "com bico de ave, semelhante a pato") é um mamífero semiaquático natural da Austrália e Tasmânia. É o único representante vivo da família Ornithorhynchidae, e a única espécie do gênero Ornithorhynchus . Juntamente com as équidnas, formam o grupo dos monotremados, os únicos mamíferos ovíparos existentes. A espécie é monotípica. Possui hábito crepuscular e/ou noturno. Carnívoro, alimenta-se de insetos, vermes e crustáceos de água doce. Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas, entre elas as membranas interdigitais, mais proeminentes nas patas dianteiras. É um animal ovíparo, cuja fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias num ninho especialmente construído. Os monotremados recém-eclodidos apresentam um dente similar ao das aves (um carúnculo), utilizado na abertura da casca; os adultos não possuem dentes. A fêmea não possui mamas, e o leite é diretamente lambido dos poros e sulcos abdominais. Esporões venenosos nas patas estão presentes nos machos e são utilizados principalmente para defesa territorial e contra predadores.
ASSISTIR

Vídeo do OrNiToRrInCo em cativeiro na Austrália.




AmPlIaR fOtO

Tarsier (Lêmure), mamíferos que usam
seus grandes olhos em suas atividades
noturnas. Seu nome vem do alongado
osso tarso, do pé. Habitam as florestas
do Brunei, Indonésia e Malásia. Esse
animal incomum é carnívoro, e seus
alimentos preferidos são os insetos.
Outra curiosidade desse animal esquisito
é que ele é capaz de ingerir até 10%
do seu peso por dia! Também está
ameaçado de extinção.



+ CuRiOsIdAdEs......BsFiLmEs......PrInCiPaL/hOmE

Nenhum comentário: