Conhecida nacionalmente e internacionalmente, a Praia do Pinho, em Santa Catarina, é a “Primeira Praia Naturista do Brasil”. A praia possui uma beleza natural única, sendo disputada por casais, famílias, e por qualquer pessoa que esteja em busca de lazer e contato com a natureza.
Reconhecida no ano de 1983, a praia iniciou com a AAPP (Associação de Amigos da Praia do Pinho), um grupo de naturalistas que se juntou para transformar o local em uma praia naturalista reconhecida.
Isso aconteceu em 1988, ano que nascia a FBrN (Federação Brasileira de Naturismo), que organiza, desenvolve e controla as atividades naturistas no País. Em 1996 foram aprovadas as Normas Éticas do Naturismo Brasileiro, que devem ser respeitadas e difundidas pelos usuários das praias e clubes naturistas do país.
A Praia do Pinho tem o acesso controlado, e está localizada no município de Balneário Camboriú – SC, o acesso se dá pela BR 101 entre Balneário Camboriú e Itapema ou pela Praia de Laranjeiras. O mar é limpo formando, entre as rochas, perfeitas piscinas naturais.
Entre outras belezas que a praia apresenta, ela possui costões de pedra onde podem ser realizados passeios ecológicos. Junto à areia existem bares, camping, pousadas e área para estacionamento.
A Federação Brasileira de Naturismo tem sede no Espírito Santo, segundo a associação, já são mais de 250 mil adeptos do naturismo no país, mas calcula-se que mais de 1 milhão de brasileiros tirem a roupa à beira-mar, só no Brasil.
Regras para praias oficiais:
Normas Éticas do Naturismo Brasileiro – devem ser fixadas em locais públicos e visíveis, além de distribuídas e divulgadas entre naturistas e visitantes das áreas de prática naturista filiadas à FBrN.
O naturismo é um modo de vida no qual se estabelece uma harmonia com a natureza.
Uma das principais atividades de um naturista é o nudismo em grupo. De acordo com a FBrN, essa atitude encoraja o auto-respeito, o respeito pelos outros e pelo meio-ambiente. Portanto, todo naturista é nudista, mas nem todo nudista é naturista
Praias de Naturismo Tolerada.
São praias onde a prática do naturismo é tolerada, porém não possuem legislação específica para a proteção dos naturistas, nem associação organizada de naturismo.
Praias de Naturismo Eventual.
São praias geralmente desertas que, em função de sua topografia e isolamento, proporcionam privacidade para a prática do naturismo.
Praias de Naturismo Oficial.
São praias onde a prática do naturismo é oficializada pelo governo/prefeitura, possuem legislação específica para a proteção dos naturistas, e associação organizada de naturismo.
+ Recordes
bsfilmes
Principal
11 de setembro de 2009
Curiosidades - Primeira Praia Naturista do Brasil - Praia do Pinho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário