16 de setembro de 2009

Mahatma Gandhi - Frases, Pensamentos e Vida ...


“A força gerada pela não-violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade humana”“A terra provê o suficiente para satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não sua ganância.”

“A força gerada pela não-violência é infinitamente mais maravilhosa e sutil que as forças materiais da natureza, como a eletrecidade.”

“Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas as religiões.”

“Não quero minha casa murada de todos os lados, nem janelas fechadas. Quero que as culturas de todas as nações soprem por toda minha casa o mais livremente possível. Mas nego-me a ser carregado por qualquer uma delas.”

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.”

“Divergência de opinião jamais deve ser motivo para hostilidade.”

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita.”

“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.”

“Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes.”

“Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos.”

“Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores.”

“Mantenha seus valores positivos, porque seus valores … Tornam-se seu destino.”

“A não-violência é a qualidade mais fina da alma, mas ela se desenvolve por meio da prática.”

“Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinos.”

“A fé - um sexto sentido - transcende o intelecto sem contradizê-lo.”

“Cada um tem que encontrar sua paz interior. E para ser verdadeira, a paz não pode ser afetada por circunstâncias externas.”

“A terra provê o suficiente para satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não sua ganância.”

“Em meio à morte a vida persiste. Em meio à inverdade a verdade persiste. Em meio à escuridão a luz persiste.”

“Não há escola que se iguale a um lar descente, nem professores que se igualem a pais virtuosos e honestos.”

“O poder é de dois tipos. Um se obtém pelo medo da punição e o outro por atos de amor. O poder baseado no amor é mil vezes mais eficaz e permantente do que o poder derivado do medo da punição.”

“Acredito que nada duradouro pode ser construído a partir da violência.”

“A coragem nunca foi questão de músculos. Ela é uma questão de coração. O músculo mais duro treme diante de um medo imaginário. Foi o coração que pôs o músculo a tremer.”



Um pouco sobre sua vida:

Mohandas Karamchand Gandhi (Devanagari मोहनदास करमचन्‍द गान्‍धी), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma") (2 de Outubro de 1869 - Nova Déli, 30 de Janeiro de 1948) foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. (Ver também: Mahatmas).

O princípio do satyagraha, freqüentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racistas, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Em Inglês:


Mahatma Gandhi Inspirational Documentary.

VoLtAr Ao ÍnDiCe

Nenhum comentário: