12 de setembro de 2009

Maior laranja do Brasil

No Sítio Catu, localizado no município de Piranbu – SE, o proprietário Senhor Ruben Gomes dos Santos colheu a “Maior Laranja" do Brasil, superando o recorde já homologado pelo RankBrasil.

Há três anos e meio o proprietário cultiva laranjas em sua propriedade, a incrível fruta pesa 3,44 kg e mede 77 cm de circunferência, foi cultivada por plantio direto, ou seja, por muda, e foi utilizado apenas adubo orgânico como agente fertilizante. A laranja é do tipo Bahia, foi a partir dessa variedade da fruta que a citricultura virou um ramo peculiar da agricultura no Brasil.

Sr. Rubens conta que nunca havia colhido frutas com medidas fora do normal, mas que já existem seis laranjas em desenvolvimento. Na propriedade são cultivadas ainda outras frutas como coco, goiaba, araçá, jabuticaba, pitanga, jacá, limão, acerola, cacau, cereja, caju, abacateiro, manga, etc.

Além de todas essas árvores frutíferas, no Sítio Catu são criados animais, galinhas, gansos, patos, perus, pavão, paturis, guines, ovelhas, cabras, coelhos, e algumas espécies de peixes.

Como toda essa variedade de frutas e animais estamos nos referindo a um paraíso de diversidades, “o destino do que produzimos aqui é para consumo próprio e comercialização, mas a laranja vai ser consumida aqui mesmo”, afirma o proprietário.

Sorte deles em apreciar essa delícia! Bom apetite!

Laranja Bahia

É também conhecida como laranjas-de-umbigo. Os frutos não apresentam sementes, a casca é bem amarela, a polpa suculenta, sabor ácido e adocicado e é rica em vitamina C.

Cada 100 gramas de laranja contém:

Calorias 65kcal
Proteínas 0,6g
Gorduras 1g
Vitamina A 195 U.l
Vitamina B1 (Tiamina) 135mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) 150mcg
Vitamina B3 (Niacina) 0,25mcg
Vitamina C (Ácido ascórbico) 48mg
Cálcio 45mg
Potásio 36mg
Fósforo 21mg
Sódio 13mg
Enxofre 11mg
Magnésio 8mg
Cloro 2mg
Silício 0,45mg
Ferro 0,2mg
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Citrus_x_sinensis#Origem)

Recorde Superado

Recordista Ano Estado Peso
Cloy Dias Dutra 2006 RJ 3,210 kg e 70 cm

Redação: Raquel Susin - 25/09/2007 - Fonte: Rank Brasil

+ Recordes
bsfilmes
Principal

Nenhum comentário: