13 de setembro de 2009

Fome: nome dado à sensação fisiológica que o corpo percebe quando necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida.

Esqueletos com coração e mente. Sentimentos que se misturam em corpos que padecem de nutrientes e de amor. O que você comeu hoje? Arroz com Feijão? Ou quem sabe bebeu apenas um copo com água!! O que você pensa quando ouve que há fome no mundo? Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras... Mas, e se forem muitas imagens?!
Assista ao video antes de continuar á ler este post e conheça um outro mundo bem pertinho do seu.
LINK PARA ASSISTIR

ESQUELETOS COM CORAÇÃO E MENTE

Fome é o nome que se dá à sensação fisiológica que o corpo percebe quando necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida. O termo comumente é usado mais amplamente referir a casos de malnutrição ou privação de comida entre as populações, normalmente devido a pobreza, conflitos políticos ou instabilidade, ou condições agrícolas adversas. Em casos crônicos, pode levar a um mal desenvolvimento e funcionamento do organismo.
LINK PARA ASSISTIR

Quero Comer! Tenho Fome!

As conseqüências imediatas da fome são a perda de peso nos adultos e o aparecimento de problemas no desenvolvimento das crianças.

A fome (crise humanitária) é uma crise social e econômica acompanhada de mal nutrição em massa, epidemias e aumento na mortalidade.

Apesar de muitos casos de fome em massa coincidirem com falta de suprimentos alimentícios regional ou nacional, fome também tem ocorrido por atos econômicos ou política militar de deprivar certas populações de alimentos o suficiente para garantir a sobrevivência. Históricamente, fomes tem ocorrido por causa de secas, falha de colheita e pestes, e também por causas criadas pelo homem como guerra ou políticas econômicas mal planejadas. Durante o século XX, um estimado numero de 70 milhões de pessoas morreram de fome em todo o globo, dos quais um estimado de 30 milhões morreram durante a fome de 1958-1961 na China. Outros casos terríveis de fome ocorridos durante o século XX foi o desastre de 1942-1945 em Bengal e vários casos de fome durante a União Soviética, incluindo o Holodomor, o caso de fome em massa de Josef Stalin sofrido na Ucrânia entre 1932-33. Outros grandes casos de fome ocorreram pelo final do século XX, como: o desastre de Camboja nos anos 70, a fome de 1984-1985 na Etiópia e a falta de comida generalizada na Coréia do Norte durante os anos 90.

Fome pode ser induzida por superpopulação de uma determinada região, com falha em prover recursos alimentícios em quantidade suficiente. Uma visão alternativa da fome dos pobres para dedicas recursos suficientes para conseguir alimentos essenciais ("teoria da dependência" de Amartya Sen), analises da fome que se focam em processos político-econômicos levando a criação de fome em massa, entendimento das razões complexas da mortalidade em fomes, uma apreciação de até que ponto comunidades vulneráveis a fome em massa desenvolveram estratégias para controlar o problema, e o papel do terrorismo e guerra em criar fome. Agencias de ajuda humanitária modernas categorizam varias escalas de fome de acordo com a escala da fome.


Muitas área que sofreram fome em massa no passado se protegeram por meios tecnológicos e desenvolvimentos sociais. A primeira área da Europa que acabou com a fome foi a Holanda, que viu sua ultima fome em massa em tempos de paz no inicio do século XVII conforme foi se tornando uma potência econômica e estabeleceu complexas organizações políticas. Notavelmente a grande maioria das fomes em massa ocorrem em ditaduras, colonialismo ou durante guerras, Amartya Sen notou que jamais uma democracia funcional sofreu com fome nos tempos modernos.

Fonte: Wikipédia/You Tube


Eis o que nos dizem as estatísticas:

- Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.

- 11 mil crianças morrem de fome a cada dia.

- Um terço das crianças dos países em desenvolvimento
apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.

- 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água
potável.

- 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são
anêmicas e encontram-se abaixo do peso.

- Uma pessoa a cada sete padece fome no
mundo.

LINK PARA ASSISTIR

ESTE É O MUNDO EM QUE VIVEMOS

No Brasil

Pesquisa mostra que 14 milhões passam fome no Brasil

Cerca de 14 milhões de pessoas convivem com a fome no país e mais de 72 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar - ou seja, dois em cada cinco brasileiros não têm garantia de acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade suficiente. As informações foram ivulgadas hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte de uma pesquisa inédita no país sobre segurança alimentar.

De acordo com o estudo, que utiliza os dados da Pesquisa Nacional Domiciliar (PNAD) de 2004, crianças, negros e moradores das regiões Norte e Nordeste do país são os grupos que mais sofrem com restrições na alimentação. O levantamento indica, porém, que 109 milhões de pessoas, cerca de 60% dos brasileiros, vivem em domicílios considerados em condições de segurança alimentar. São residências onde há acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e sem que para isso sejam comprometidas outras necessidades essenciais, como, por exemplo, saúde e educação.

O estudo também constatou que cerca de 18% da população vivem em condições de Insegurança Alimentar Leve, 14,1% em Insegurança Alimentar Moderada, e 7,7% deles se enquadram na categoria de Insegurança Alimentar Grave, que é caracterizada pela experiência de fome na família pelo menos uma vez em um período de 90 dias.

A gravidade do problema se expressa tanto pelo grande número de pessoas que convivem com a fome quanto pelo número ainda maior de pessoas, quase 40% da população, que não sabem se terão dinheiro para repor a comida que têm.
Fonte: Agência Brasil

Miséria absoluta — segundo o Unicef, 50 mil crianças ganham
a vida e tiram tudo o que têm, até mesmo a comida, do lixo.

Fome Zero é um programa do governo brasileiro introduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 com o objetivo de erradicar a fome e a extrema pobreza no Brasil. De acordo com o site do programa, no Brasil existem 44 milhões de pessoas sem alimento.

• Clique e ajude um pouquinho á acabar com a fome de Alguém.


Clique Aqui para + doações.



+ FiLaNtRoPia......+ CuRiOsIdAdEs......BsFiLmEs......PrInCiPaL/hOmE

Nenhum comentário: